quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sala 3-Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico

MUNICÍPIO: Campo Grande

SALA AMBIENTE: 3

TURMA: B

ATIVIDADE: 5

CURSISTA:Neila Andrade Tostes López dos Santos

DATA DE POSTAGEM:08/6/2011

PROFESSOR (A): Regina Célia Magalhães

No texto desafios do coordenador pedagógico, da nova escola percebi que o papel do coordenador é muito amplo e que este fato segundo a autora, não permite que ele construa uma experiência no campo pedagógico. E que além das histórias individuais que todos escrevemos, é preciso construir histórias institucionais, a mim retrata que os fatos que ocorrem na rotina da escola devem ser traçados e organizados, como também registrados contando realmente a história daquela escola, que é formada pelos gestores, professores, alunos e a comunidade local. Assim construímos uma história de aprendizagens e conquistas que deve ser divididas com toda a instituição, para não ser perder com o tempo o que foi positivo nesta história. Acredito também que a autora quer relacionar o fato da escola não ter uma história devido às constantes remoções e trocas de professores, que a cada ano que se inicia a escola começa do zero.

A autora diz que: “é do estranhamento que surgem bons problemas”, acredito que ela se refere ao aprendizado que ocorre em todas as dimensões da escola, não só na sala de aula e que uma forma de aprender, é ter uma postura investigativa dos problemas que aparentemente estão dentro das expectativas da normalidade, mas temos que questionar e buscar as nossas próprias respostas, que faz parte da prática pedagógica do professor. Quando a autora cita as atividades desenvolvidas pelo coordenador na escola, concordo com ela, mas na realidade ele deve ter muito mais que estas funções, pois a rotina da escola é cheia de fatos inesperados, que muitas vezes são resolvidos pelo coordenador como ela mesmo diz “Hoje o coordenador organiza eventos, orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola”. O coordenador além da formação do professor ele coordena o processo educativo, resolve problemas e coloca-se a disposição para a melhoria das práticas pedagógicas.

Referência:

AUGUSTO, Silvana. Desafios do coordenador pedagógico. Nova Escola. São Paulo, n. 192, maio 2006,disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/desafios-coordenador-pedagogico-546602.shtml

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