quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sala 3-Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico


Fórum-as relações de poder na escola.


Após a leitura dos textos, conclui que os alunos percebem a escola como ambiente distante de seus interesses, ordenada por normas e regras, com muitos conflitos entre os alunos, alunos e professores, principalmente na questão da autoridade, os alunos não aceitam este perfil no professor o que acaba gerando falta de compreensão e respeito. Estas percepções apontam a insatisfação e desinteresse dos alunos pela escola.

Mas acredito que várias mudanças vêm ocorrendo na tentativa de se obter uma escola pública de qualidade, respeito e valorização dos profissionais que nela atuam. As políticas educacionais que caminhavam centralizadoras agora compreendem a necessidade de uma gestão democrática e participativa. Seguindo este perfil, como coordenadora acredito que segundo Chiavenato (1997, p.101), “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. Este pensamento retrata bem o novo papel da gestão dentro do contexto escolar. O trabalho em equipe, a gestão democrática, a valorização e formação dos professores são condições necessárias a coordenação pedagógica para superar as dificuldades e entraves no processo educacional. O coordenador precisa estar consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

Para superar desigualdades de poder entre colegas e alunos, concretizar um trabalho coletivo e solidário precisamos de uma a ação pedagógica através da interdisciplinaridade, conduzindo a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social, envolvimento da família e articulação dos saberes dentro da comunidade escolar.

Grande abraço a todos

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