quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sala 3-Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico

CURSISTA: Neila Andrade Tostes López dos Santos
TURMA: B
ATIVIDADE: 2
DATA DA POSTAGEM: 30 -05-2011

SALA AMBIENTE: Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico

Desde 2002, trabalhei em uma escola que tinha oito turmas de Pré ao 9º ano, contava com uma supervisora e uma orientadora, um diretor na equipe técnica. Eu era regente e professora coordenadora de tecnologias educacionais, fato este que me aproximou muita da supervisora, pois meu trabalho era totalmente interligado ao dela. Durante este período participei muito das reuniões e ações para a melhoria da aprendizagem dos alunos, focando estas ações nas turmas com maiores dificuldades.

Como professora coordenadora de tecnologias educacionais (PCTE), tinha que ajudar os professores a elaborar suas atividades e o mais importante é que essas atividades tinham que ser propostas com objetivo de melhorar as disciplinas com maior defasagem naquela turma, era uma pequena ação mas que surtia uma melhora significativa. Neste contexto de uma escola preocupada com a aprendizagem dos alunos, ficamos bem nas notas do IDEB, como conseqüência foi um aumento no número de alunos, sendo que a escola tinha oito turmas e foi 12 turmas, houve mudança de prédio o que possibilitou este aumento. Com essas mudanças e aumento das salas, a escola começou a mostrar carência de recursos humanos principalmente na supervisão e orientação, grande quantidade de professores assumem concurso sem muita experiência, problemas de disciplina dos alunos, todos estes fatos exigem uma maior organização da instituição.

Na minha experiência como professora baseada na escola em que trabalhei, tenho consciência de que o coordenador tem muitas funções como:

· Levantar problemática, diagnosticar e elaborar ações por meio de projeto de intervenção, com apoio de duas grandes profissionais que atuam na escola como a supervisão e orientador;

· Atender os pais quando solicitados;

· Apoiar e organizar o planejamento dos professores dando sugestões;

· Colaborar com a melhoria do ensino e aprendizagem propondo atividades nas disciplinas mais críticas;

· Propor nas reuniões pedagógicas sessões de estudos e reflexão sobre o trabalho pedagógico e a gestão democrática;

· Orientar os alunos sobre a rotina da sala de aula e de estudos diários;

Os saberes do coordenador então são: acompanhar, articular, diagnosticar, elaborar, apoiar, organizar e refletir sobre os problemas da escola e sugerir propostas para uma gestão democrática.
Diante disso, o trabalho coletivo e comprometido de todos, comunidade escolar e comunidade local tem que estar presente neste processo, para assim efetivar-se uma educação de qualidade.

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